Descrição
Gabriel é um garoto que gosta muito de um jogo onde há várias letras em um tabuleiro e o jogador precisa rapidamente pisar nas letras corretas, de acordo com as instruções na tela, seguindo uma música. Cansado de vencer, Gabriel inventou um novo jogo: agora temos um tabuleiro quadrado, com N células de cada lado, em que cada célula possui uma seta que aponta para uma das quatro posições vizinhas. O jogador primeiro escolhe uma célula inicial para se posicionar e, quando a música começa, ele deve caminhar na direção para onde a seta em que ele está aponta. Ganha o jogo quem pisar em mais setas corretas durante um período de tempo.
O problema é que Gabriel joga tão rápido que quando a seta atual manda ele sair do tabuleiro, ele segue a orientação, muitas vezes quebrando alguns objetos próximos. Quando isso acontece, dizemos que a célula inicial deste jogo não é segura, pois leva a um caminho que termina fora do tabuleiro. A figura abaixo mostra dois tabuleiros.
Ajude Gabriel: dada a configuração do tabuleiro, determine quantas células são seguras para ele iniciar o jogo.
Entrada
A primeira linha da entrada contém um inteiro N , o tamanho do tabuleiro. Cada uma das N linhas seguintes contém N caracteres, com as direções das setas. As direções válidas são:
• ‘V’ Aponta para a célula da linha abaixo, na mesma coluna
• ‘<’ (sinal menor-que) aponta para a célula à esquerda, na mesma linha
• ‘>’ (sinal maior-que) aponta para a célula à direita, na mesma linha
• ‘A’ Aponta para a célula da linha acima, na mesma coluna
Saída
Seu programa deve produzir um único inteiro, o número de células seguras.
Restrições:
• 1 ≤ N ≤ 500
Exemplos de Entrada | Exemplos de Saída |
---|---|
3 |
8 |
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Adaptado por Erich Rodrigues | Competição: OBI 2014, Nível 1, Fase 1