Voltar

Operadores Aritméticos - Iniciantes

4 Curtidas

Fáceis de utilizar, parecem muito com um cálculo realizado em uma calculadora comum. Vejamos uma tabela com os operadores básicos:

Operador Cálculo Realizado Exemplo Resultado
+ Soma entre dois números 4 + 8 12
- Subtração entre dois números 32 - 9 23
* Multiplicação entre dois números 6 * 8 48
/ Divisão entre dois números 48 / 16 3
% Resto da divisão entre dois números 21 % 2 1

O único operador que talvez nem todos conheçam ou se lembrem é o operador de resto da divisão. Funciona assim: Digamos que você divida 10 por 3. O resultado dá 3 e sobra 1. Então, se utilizarmos o operador de resto da divisão (também conhecido como módulo) para esse mesmo cálculo, o resultado será 1. Se fizéssemos 20 % 3 o resultado seria 2 ou seja, o resto da divisão de 20 por 3.

Vejamos mais alguns exemplos do operador de resto da divisão só para ficar bem claro:

30 % 5
# Resultado: 0
12 % 5
# Resultado: 2
18 % 5
# Resultado: 3

Eis uma figura para ilustrar o quê afinal de contas significa o resto da divisão:

Resto da Divisão

Neste ponto podemos realizar uma comparação entre a sintaxe dos operadores aritméticos entre a Matemática, o Português Estruturado e algumas linguagens de programação:

Testando Operadores Aritméticos em Ruby

No capítulo anterior utilizamos o irb para testar os tipos de dados (classes em Ruby). Você pode utilizar o irb para testar os operadores aritméticos com alguns números, para ver o resultado:

Testando Operadores Aritméticos

Podemos notar que a divisão de 7 / 2 resultou em 3. Esta é uma das diferenças entre Ruby e português estruturado com relação aos operadores aritméticos. Em português estruturado se usássemos 7 / 2 obteríamos a divisão inteira. Em Ruby a divisão padrão retorna o valor inteiro. Caso queiramos a divisão exata, utilizamos um .0 ao final, explicitando que o tipo do dado é Real (float).

Neste caso, se digitarmos:

Testando Operadores Aritméticos

Constatamos que, indiferente se o numerador ou o denominador é utilizado com o tipo Real (float), o Ruby retorna um resultado da divisão exata do tipo Float.

Outro detalhe é que foram colocados espaços entre os números e os operadores. Mas funcionaria da mesma forma se fizéssemos sem os espaços. No entanto, à medida que as expressões vão aumentando, a legibilidade do código fica prejudicada sem os espaços. Por exemplo, ficaria mais difícil de ler se fosse assim:

30+8-7+3-5

Para facilitar o entendimento do código utilizamos espaços entre os números e os operadores. Em algumas linguagens isso inclusive é considerada uma boa prática de programação. Veja como fica bem mais legível:

30 + 8 - 7 + 3 - 5

Em Ruby temos um outro operador muito útil que é o operador **, utilizado para exponenciação. Por exemplo:

Exponenciação em Ruby

Ele é simples assim mesmo! Eleva o primeiro número ao segundo.

Testando Operadores Aritméticos em Java

Também podemos testar os operadores aritméticos em Java. Para isso, pode-se criar um pequeno programa:

public class OperadoresAritmeticos {
  public static void main (String[] args) {
    System.out.println(2 + 3);
    System.out.println(3 * 9);
    System.out.println(7 / 2);
    System.out.println(7.0 / 2);
    System.out.println(7 % 2);
  }
}

Vimos que em Java, assim como em Ruby, o operador aritmético de divisão retorna um valor dependendo do tipo do dado. Se ambos os números forem do tipo int (Inteiro), o resultado será arredondado para baixo. Se ambos ou pelo menos um dos números for do tipo float ou double, o resultado será exato.

Rodando o programa:

Testando operadores aritméticos em Java

Se tiver dúvidas de como compilar e rodar o programa em Java, veja novamente o tutorial Instalando o ambiente Java no Ubuntu se você usar Linux Ubuntu ou o tutorial "Instalação do Java 7 no Windows 7" que é mostrado um exemplo ao final do mesmo de como compilar e executar programas na plataforma.

Testando Operadores Aritméticos em Javascript

Em Javascript, os tipos numéricos funcionam um pouco diferentes de Ruby e Java. Se for realizada uma operação matemática, independente se o usuário inseriu ou não um ponto para ressaltar que quer um resultado exato em uma divisão, o Javascript sempre procura retornar um valor exato. Veja um exemplo no link abaixo:

Problemas relacionados
  Nome Comentário
Soma simples Operador de soma
Subtração simples Operador de subtração
Multiplicação Simples Operador de multiplicação
Divisão simples 1 Operador de divisão
Divisão simples 2 Operador de divisão
Resto da divisão 1 Oerador de resto da divisão
Resto da divisão 2 Oerador de resto da divisão
Sugestão de livro

Comentários

  • wilsonjb93 em
    20 de May de 2016
    Fiz o Exercicio de SOMA SIMPLES e não rodou: package Main; import java.util.Arrays; import java.util.Scanner; public class maratona { static Scanner leia = new Scanner(System.in); public static void main(String[] args) { int a = 0, b = 0; System.out.print("Digite o valor de A:"); a = leia.nextInt(); System.out.print("Digite o valor de B:"); b = leia.nextInt(); if( a >= 0 && a <=1010 && b >= 0 && b <=1010){ a=a+b; } System.out.print("Resposta"+a); } }

Postagens neste fórum só são permitidas para membros com conta ativa. Por favor, efetue login or cadastro para postar.