Descrição
A empresa de trens e metrôs NewTrainBraza ganhou uma licitação para construir estações e trilhos em cidades de grande porte do Brasil com o intuito de reduzir o fluxo de carros pelas ruas e melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. Para isso, a empresa pediu para que seus técnicos definissem os tipos de trilhos (reto, curvo, na superfície, subterrâneo etc.) que serão instalados entre as estações das cidades.
Para tanto, os técnicos decidiram utilizar uma cadeia de caracteres que representa as estações e os tipos de trilhos existentes entre elas. O mapa dos trens da cidade FooBar, por exemplo, é definido por meio da cadeia de caracteres: “A 12 - ~ 7 _ B ~ 4 # C” (desconsiderando as aspas), onde todos os caracteres são separados por um espaço em branco e o significado de cada um deles é apresentado na Tabela 1. De acordo com esta cadeia de caracteres, entre a estação A e B, existem 12 trilhos retos (na superfície), 1 trilho em curva e 7 trilhos retos
subterrâneos.
É importante notar que, em cada tipo de trecho, o trem desenvolve uma velocidade constante proporcional à sua velocidade de entrada. Desta forma, caso o trem saia a 100 km/h da estação A, ele percorrerá o trecho com 12 trilhos retos (na superfície) na mesma velocidade (de acordo com a Tabela 1, 100% da velocidade de entrada). Em seguida, ele percorrerá um trecho em curva com uma velocidade média de 70 km/h (70% da velocidade de entrada). E assim por diante.
Você, um especialista em computação, vai ajudar a empresa a construir um sistema para calcular o tempo que os seus trens demoram para realizar o trajeto entre uma estação e outra.
Tabela 4. Descrição das informações da cadeia de caracteres que representa o mapa dos trens.
Entrada
A entrada é composta por vários conjuntos de casos de teste. A primeira linha de cada conjunto de casos de teste contém uma cadeia de caracteres M (entre 1 e 512 caracteres), correspondendo ao mapa dos trilhos de uma cidade qualquer. A cadeia M deve iniciar e terminar com uma letra maiúscula entre A e Z (que corresponde a uma estação do trem). Entre quaisquer letras maiúsculas, existe uma combinação dos caracteres descritos na Tabela 1, separados por espaços em branco. Nas combinações, é possível ter um número (entre 2 e 999) indicando o número de trilhos de mesmo tipo em sequência. A próxima linha indica três números inteiros T, V e N (1 ≤ T ≤ 1000, 1 ≤ V ≤ 1000 e 1 ≤ N ≤ 1000), separados por um espaço em branco, onde T representa o valor em metros correspondente a um trilho do percurso; V indica a velocidade constante do trem em km/h em reta na superfície (100% na Tabela 1) e N o número de casos de teste a serem analisados. Seguem-se N linhas com dois caracteres cada, separados por um espaço em branco, X e Y (ambos com algum caractere entre A e Z), indicando a estação de partida e de chegada para as quais deve-se calcular o tempo de viagem, respectivamente. As entradas terminam com o fim do arquivo.
Saída
Para cada caso de teste lido, escreva o texto “Cidade X” onde X indica o número do conjunto de casos de teste associado a um mapa de trilhos. Para cada caso de teste, escreva uma linha com o tempo que o trem vai levar para chegar entre as estações definidas no teste. O formato da saída para o tempo deve estar de acordo com a string: HHh MMmin SSs, onde as maiúsculas HH (00 ≤ HH ≤ 99), MM e SS (00 ≤ MM e SS ≤ 59) indicam os números inteiros correspondentes às horas, minutos e segundos, respectivamente. IMPORTANTE: valores com precisão de tempo menores que segundos (centésimos) devem ser truncados. Por fim, uma linha em branco deve ser deixada após cada conjunto de casos de teste.
Exemplos de Entrada | Exemplos de Saída |
---|---|
A 12 - ~ 7 _ B ~ 4 # C |
Cidade 1: Cidade 2: Cidade 3: |
Efetue Login ou Cadastre-se para submeter uma solução.
Criado por Anderson Viçoso de Araújo (UFMS) | Adaptado por erich.rodriguesf | Competição: Interfatecs 2015