A conjectura de Goldbach

1186
Tempo Limite: 4 | Nível: 2

Descrição

A conjectura de Goldbach é um famoso postulado da Teoria dos Números que ainda não foi provado como válido para todos os casos possíveis. Trata-se da afirmação de que todo número par maior que 2 pode ser expresso como sendo a soma de dois números primos, como mostram os exemplos a seguir.

Neste problema você deverá apresentar, para um número lido da entrada, um par de primos que somados produzem o número lido originalmente. Apesar de ainda não ter sido provada como válida, a conjectura de Goldbach foi verificada como correta para uma enorme faixa de valores.


Entrada

A entrada é composta por diversos números inteiros, um em cada linha. Todos os números serão maiores do que 2 e menores do que 1000000, com exceção do último valor, que será zero e sinaliza o fim das entradas. Todos os números pares que seu programa receberá possuem uma decomposição consistente com a conjectura descrita anteriormente.


Saída

Para cada caso de teste imprima a mensagem “erro” se o número lido for ímpar. Se for par, imprima, separados por um espaço em branco, os dois números primos que, somados, produzem o valor lido originalmente. Como é possível que um número possa ser produzido pela soma de diversas duplas de primos, seu programa deverá imprimir apenas aquela dentre as duplas possíveis que tiver o menor primo. Ao exibir a dupla na saída, imprimir os números em ordem não decrescente de seus valores. Lembre-se que o número 1 não é primo.


Exemplos de Entrada Exemplos de Saída

4
6
8
10
100
5
12
13
0

2 2
3 3
3 5
3 7
3 97
erro
5 7
erro

Efetue Login ou Cadastre-se para submeter uma solução.



Criado por Antonio Cesar de Barros Munari (Fatec Sorocaba) | Adaptado por erich.rodriguesf | Competição: Interfatecs 2015