Descrição
Uma construtora precisa de um programinha que a ajude a definir rapidamente o tamanho das suas construções baseando-se em maquetes. Para fazer isso, a empresa tem em mãos dados de maquetes correspondentes definidas através de escalas reduzidas (tanto na horizontal quanto
na vertical).
A escala tem o formato: “x:y”, onde x, o número antes dos dois pontos, indica o tamanho em centímetros apresentado na maquete e; y o valor depois dos dois pontos, corresponde ao tamanho em centímetros na construção real.
Seu trabalho é fazer um programinha que auxilie na descoberta do tamanho de cada construção real para as escalas de entrada. O programa deve retornar a área total a ser construída em metros quadrados. A área total é calculada através do somatório das áreas de todos os andares da construção. Para calcular o número de andares, deve-se verificar se a construção possui altura maior ou igual a 6 metros. Cada andar corresponde a 3 metros (sem contar os primeiros 3 metros que correspondem ao térreo). Caso o número de andares corresponda a uma fração, arredondar o valor para o primeiro valor inteiro inferior ao número.
Para a figura abaixo a escala horizontal é 1:1200 e a vertical é 1:250. Desta forma, o tamanho da construção do exemplo apresentado na figura é de 7200 metros quadrados (horizontal), 5 metros de altura (vertical) e nenhum andar (0) além do térreo. A saída do programinha para este exemplo deve ser 7200.
Entrada
Serão vários conjuntos de teste a serem testados. Para cada conjunto de testes, duas strings H e V correspondendo às escalas (horizontal e vertical, respectivamente) e um inteiro N (1 ≤ N ≤ 100) são informados em uma mesma linha separados por um espaço em branco. Cada string (H e V) contém dois valores inteiros I e J (I=1, 1 ≤ Jh e Jv ≤ 1000) indicando o valor para a escala correspondente em centímetros, separados por um símbolo “:”. Seguem-se N linhas com 3 inteiros L, C e A (1 ≤ L, C ≤ 1000 e 1 ≤ A ≤ 100), separados por um espaço em branco, indicando o tamanho em centímetros para a largura, comprimento e altura, respectivamente, de cada construção a ser avaliada de acordo com as escalas da maquete correspondente. As entradas terminam com o fim do arquivo.
Saída
Para cada caso de teste lido, escrever o texto “Escalas X” onde X indica o número do conjunto de teste associado a um par de escalas (horizontal e vertical). Para cada caso de teste, escrever uma linha com o tamanho da área total da construção em metros quadrados. Caso o número seja de ponto flutuante, arredondá-lo para o maior inteiro posterior a ele. A área total da construção é considerada como sendo o somatório de todas as áreas de todos os andares (incluindo o térreo), supondo sempre que todos os andares possuem a mesma área da base da construção. Cada andar corresponde a 3 metros de altura para construções com no mínimo 6 metros de altura. Uma linha em branco deve ser deixada após cada conjunto de testes.
Exemplos de Entrada | Exemplos de Saída |
---|---|
1:1200 1:250 3 |
Escalas 1:
|
Efetue Login ou Cadastre-se para submeter uma solução.
Criado por Anderson Viçoso de Araújo (UFMS) | Adaptado por erich.rodriguesf | Competição: Interfatecs 2015