Descrição
O professor Miguel desafiou os alunos do colégio onde ele leciona com uma brincadeira que exige muita atenção! No pátio do colégio, os alunos formam um quadrado com N fileiras e N colunas, de modo que a primeira fileira esteja voltada para o norte. Cada um dos N 2 alunos segura uma bandeira e tem um número colado na camiseta. Inicialmente, as bandeiras estão abaixadas e os alunos estão voltados para o norte. Todos os alunos têm que seguir exatamente o mesmo comportamento:
• Ao receber a bolinha, levanta sua bandeira e realiza a seguinte ação quatro vezes, em sequência:
– Vira-se 90 graus no sentido horário. Se o colega que ficou à sua frente tiver um número na camiseta maior ou igual ao seu, e estiver com a bandeira abaixada, passa a bolinha
ao colega e aguarda que ele lhe devolva a bolinha;
• Devolve a bolinha a quem lhe passou a bolinha inicialmente.
Nesta tarefa, você deve escrever um programa que, dados os números nas camisetas de cada aluno, e a posição do aluno a quem o professor Miguel vai entregar a bolinha, calcule quantas bandeiras estarão levantadas ao final, quando esse aluno devolver a bolinha ao professor. Por exemplo, a parte direita da figura abaixo mostra que sete alunos vão levantar a bandeira se o professor entregar inicialmente a bolinha ao aluno na fileira 3, coluna 1, como indicado na parte esquerda da figura.
Entrada
A primeira linha da entrada contém um inteiro N , o número de fileiras (que é igual ao de colunas). A segunda linha contém dois números, I e J, indicando respectivamente, a fileira e a coluna do aluno a quem o professor Miguel entregará a bolinha. As N linhas seguintes contém N inteiros cada uma, indicando os números que estão nas camisetas dos alunos.
Saída
Seu programa deve imprimir apenas uma linha contendo um inteiro, o número de bandeiras que estarão levantadas ao final.
Restrições
• 1 ≤ N ≤ 100
• 1 ≤ I ≤ N e 1 ≤ J ≤ N
• Os números nas camisetas estão entre 1 e 9, inclusive
Exemplos de Entrada | Exemplos de Saída |
---|---|
6 |
21 |
4 |
7 |
Efetue Login ou Cadastre-se para submeter uma solução.
Adaptado por Erich Rodrigues | Competição: OBI 2014, Nível Júnior, Fase 2